quinta-feira, 16 de julho de 2009

A HORA DA ENTREVISTA

Candidato com excelentes currículos podem ser desclassificados na hora da entrevista, pois, além das experiências, habilidades e conhecimentos para o desempenho da função, estarão sendo avaliados o cuidado com o vestuário, a postura, os gestos, as expressões empregadas e a facilidade de comunicação.
Antes de tudo, procure saber mais sobre a empresa: qual sua atividade, quem são seus principais concorrentes, como está organizada e qualquer outra informação que possa ser útil para usar na entrevista.
Procure se inteirar sobre a cultura da empresa relacionada ao vestuário e escolha a roupa adequada ao estilo da empresa se à função a qual está se candidatando. Na dúvida, adote sempre um padrão discreto e elegante.
Para homens: a camisa branca e terno cinza ou preto e, nos casos informais, blazer ou paletó azul, camisa azul e calça social bege. Barba, cabelo e unhas sempre muito bem cuidados.
Para mulheres: tailleur, terninho ou vestido fechado nas cores neutras e, no máximo, três dedos acima do joelho. Nos pés, scarpins ou mocassins de salto médio. Poucos acessórios e maquiagem e perfume discreto. Unhas e cabelos impecáveis.
Chegue com 15 a 20 minutos de antecedência. Seja educado (a) e gentil com as pessoas desde a chegada.
Relaxe e respire lentamente, não permitindo que seu semblante deixe transparecer qualquer sinal de ansiedade e preocupação.
Estenda a mão para cumprimentar o entrevistador somente se ele estender primeiro. Caso contrário, cumprimente-o com um simpático “ Bom dia!” (ou “ “Boa tarde”) , acompanhado de um sorriso.
Antes de se sentar, peça licença e acomode-se confortavelmente, de forma ereta. Evite mudar de posição a toda hora ou balançar as pernas e batucar com as mãos, por exemplo.
Ao falar, olhe sempre nos olhos do seu interlocutor e procure sorrir (sinceramente), mantendo o bom humor, mesmo que um sorriso de volta não esteja garantido.
Procure controlar a ansiedade. Caso esteja nervoso (a), seja sincero (a): Desculpe-me, pois estou um pouco nervoso (a)... “ Isso quase sempre cria um clima ameno no ambiente.
Seja cortês, objetivo (a) e honesto (a) nas respostas. Mentiras têm perna curta e você poderá entrar em contradição. Fale francamente sobre suas experiências, habilidades e conhecimentos, sem exagero. Não fale demais nem de menos, nem responda às perguntas apenas com “sim” e “ não”.
Óculos escuros, bala e goma de mascar são proibidos. Não fume, mesmo que o entrevistador ofereça um cigarro.
Demonstre otimismo e entusiasmo, pois isso revela que você é uma pessoa segura e que acredita ser o (a) candidato (a) adequado (a) aquela função da empresa.
Ao sair, agradeça a oportunidade e pergunte sobre os próximos passos da seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário