quarta-feira, 29 de julho de 2009

O QUE É TIMIDEZ E COMO ENFRENTA-LA NA VIDA PROFISSIONAL.


A questão é abordada como um padrão de comportamento em que há sentimento de embaraço ou inibição ante diferentes situações sociais – aqueles momentos em que você se sente inseguro (a) ou ameaçado (a). Mesmo que desconheça a razão, e sua principal preocupação com o que os outros poderão pensar sobre aquilo que diz, faz ou sente. Uma pessoa tímida sofre em consequencia de um severo julgamento interno. Ela deposita nos outros uma exigência de perfeição que é sua, pois acredita ser isso que esperam dela. O tímido (a) receia frustar as expectativas que pensa ser dos outros, quando, em grande parte, são apenas suas.
Em doses equilibradas, a timidez chega a ser normal, pois é natural inibir-se diante de situações inéditas e desconhecidas, nas quais é preciso se expor. Quando exagerada, contudo, pode acarretar grandes prejuízos : o sentimento de impotência e paralisação impede o (a) tímido (a) de ampliar seu currículo de amizades, de abordar alguém do sexo oposto por quem se interessa, de aproveitar mais a vida e de conseguir expor suas idéias, dizer “não” e progredir no campo profissional, entre outras limitações.
Para a manifestação da timidez pouco importa a idade, sexo, etnia, credo ou condição social. A timidez pode estar enraizada em algumas culturas , ser mais acentuada em certas pessoas, surgir apenas em alguns momentos da vida ou aparecer de forma generalizada.

Não é raro ser posto a prova no ambiente profissional : Reuniões, trabalhos em conjunto, divisão de tarefas, atendimento à clientes etc. E, nesses casos, quem não consegue superar a timidez tem muito a perder, inclusive no que diz respeito à salários oportunidades e promoções. Hoje em dia só trabalhar na empresa não é suficiente, é necessário, expor idéias, trabalhar em equipe comunicar-se com desenvoltura e segurança. Atitudes que pesam na hora de ser promovida, procurar uma recolocação ou solicitar um aumento salarial. E se não fizer nada para modificar essa imagem, a tendencia é que se torne cada vez mais verdadeira aos olhos dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário