quinta-feira, 16 de julho de 2009

A MODA DE YVES SAINT LAURENT

Um dos mais importantes estilistas do século 20 acaba de entrar para a história.

. Em 1955, aos 19 anos, tornou-se assistente do próprio Dior. Aos 21, assumiu a direção criativa da grife e, no ano seguinte, em sua primeira coleção-solo, apresentou o célebre vestido em linha A. Mas foi em 1962, quando inaugurou sua maison, que ele se consagrou como ícone fashion.
Saint Laurent foi mestre em captar as mudanças da sociedade. Entendeu que a alta-costura precisava se modernizar e lançou a primeira loja prêt-à-porter (pronto para usar) em Paris. Também inventou o look safári e fez peças inspiradas em obras de arte. Em 1966, deu mais uma amostra de seu talento: criou o smoking feminino, um clássico até hoje.

. O SMOKING
Nos anos 1960, Laurent causou alvoroço no mundo da moda ao introduzir o smoking no guarda-roupa feminino. Hoje, o modelo é unanimidade. Versátil, vai do trabalho à festa. Inspire-se nas famosas e veja os vários jeitos de usá-lo:

. CASACO SAHARIENNE

Ele foi criado pelas mãos do gênio Yves Saint Laurent, em 1968, em sua coleção inspirada na África - daí seu nome vir de Saara (em francês, sahara), maior deserto do continente.
"Mais conhecida como casaco safári, a saharienne é uma versão sexy e feminina do uniforme dos soldados ingleses usados na guerra Anglo-Boer, entre 1899 e 1902, ocorrida na África do Sul", diz Miti Shitara, professora da história da moda da Faculdade Santa Marcelina. Depois disso, a peça passou a ser usada nas expedições pelas savanas e desertos dos países africanos pelos exploradores. "O tom bege da cor é perfeito para camuflar com a paisagem das savanas e disfarçar sujeira de poeira", acrescenta Miti. "O ráfia, resistente e difícil de sujar, era o tecido original da peça dos soldados", acrescenta a consultora. Os quatro bolsos chapados eram utilizados para carregar munição.

YSL e a África

O estilista tinha um caso de amor pelo continente. Nascido na Argélia, norte da África, em 1º de agosto de 1936 - quando o país estava sob o domínio da França -, Laurent sempre buscou inspiração para suas coleções na beleza natural das florestas e savanas do continente. O estilista, aliás, foi um dos primeiros a trazer elementos étnicos às passarelas de Paris. Estampas de bichos, entre eles o leopardo e a zebra, enfeitaram vestidos luxuosíssimos com etiqueta YLS e, claro, caíram nas graças da alta-sociedade da época. Acessórios de cobre e osso também viraram item fashion por meio do estilista. Desde 1980, Yves Saint Laurent mantém o Jardim Majorelle, jardim botânico e centro cultural de Marrakesh, no Marrocos. Como declaração de amor a África, suas cinzas foram jogadas nas dependências do local.

Um comentário: