quinta-feira, 16 de julho de 2009

MARKETING PESSOAL NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL



Aparecer e se destacar positivamente no ambiente de trabalho é fundamental para quem busca crescimento profissional.
Se você pretende se tornar um (a) profissional de sucesso, daqueles que sempre deixam a sua marca por onde passam, destacam-se nas entrevistas de emprego e estão sempre subindo na carreira, precisa ficar atento (a) às questões que serão abordadas a seguir.

IMAGEM PROFISSIONAL

Dentre os conceitos que envolvem o marketing pessoal, adotar a postura errada pode passar a idéia de incompetência, irresponsabilidade, falta de comprometimento com a empresa ou desatenção, além de distorcer a maneira como você é visto (a) por outras pessoas.
Saber trabalhar a própria imagem é uma competência essencial para que seu trabalho apareça. Então, fique atento (a) aos aspectos que formam a imagem profissional e que precisam ser monitorados constantemente. São eles:

1. Aparência

Os cuidados com a aparência são fundamentais no ambiente de trabalho. Além do asseio, é muito importante a adequação ao ambiente e à cultura da organização. Na falta de um uniforme padrão, o melhor é esquecer os modismos e adotar o básico.

2. Comportamento

Pontualidade no dia-a-dia e, especialmente, em reuniões, apresentação de trabalhos ou cumprimento de compromissos são essenciais à boa imagem profissional.
Manter o ambiente de trabalho organizado, com poucos ou nenhum objeto pessoal, e deixar os problemas pessoais longe da empresa são atitudes imprescindíveis à construção de uma marca positiva aos olhos dos colegas e da chefia.
Tratar bem os colegas , desenvolver uma boa relação interpessoal, manter a descrição e adotar Uma conduta ética irrepreensível funcionam como credencial para boa imagem profissional.

3. Comunicação

A regra aqui é falar somente o necessário, de forma clara, correta e adequada. Jamais falar para agradar ou, ao contrário, para ser do contra sem fundamentos. E cuidado! Excesso de bate-papo durante o horário de trabalho dá a impressão de falta de comprometimento ou do que fazer.

4. Resultados apresentados

Relatórios com erros, apresentações feitas às pressas ou falta de argumentação nas propostas apresentadas prejudicam a credibilidade do (a) profissional. Já os trabalhos muito rebuscados passam a impressão de perda de tempo.

5. Ética

De nada adianta ser um (a) profissional competente, dominar as regras de etiqueta e ter excelente relação interpessoal se, no dia-a-dia, você não agir conforme os padrões éticos estabelecidos pela sociedade ou empresa.
Muitas pessoas pensam, equivocadamente, que ser ético é simplesmente não roubar ou fraudar a empresa. Na verdade, atos mais simples, como pegar algo emprestado e não devolver, usar o telefone ou computador da empresa para buscar um novo emprego ou ainda, enrolar a chefia fingindo que trabalha enquanto conversa na internet, são comportamentos tão condenáveis quanto o primeiro.
Independentemente da existência ou não de um código de ética da própria empresa ou da profissão, existem regras básicas de conduta que devem ser adotadas por qualquer profissional ou cidadão responsável.

Ser honesto em qualquer situação.
Nunca criticar os colegas pelas costas. Além disso, sempre que precisar corrigir ou repreender alguém, fazê-lo em particular.
Manter se afastado (a) de fofocas e maledicências.
Jamais aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa.
Respeitar a privacidade de colegas e chefias.
Jamais usar cargo, função, atividade posição ou influência para obter favorecimentos pessoais.
Buscar sempre o melhor resultado, mantendo uma atividade transparente, de respeito e colaboração com os colegas.
Respeitar as diferenças individuais, agindo de forma cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com quem se relacionam, independente do seu cargo na empresa.
Evitar tratar de assuntos da empresa fora dela e jamais passar qualquer informação da empresa para o concorrente.
Recusar presentes que tenham valor superior ao de brindes, como caneta,agenda, chaveiro etc. Muitas empresas estipulam limite de valor para brindes. Informe-se sobre isso e aja conforme a regra.

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