sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PÉS E MÃOS, LIMPOS, BONITOS E MACIOS.

O corpo quase todo fica à mostra na estação mais quente do ano, inclusive pés e mãos. Seja na praia ou a bordo dos chinelos, que são o hit do verão, é preciso redobrar os cuidados para essas partes do corpo estejam sempre limpas, macias e protegidas das agressões. Vamos começar pelas mãos: como ficam expostas o tempo todo, a proteção é indispensável. O ideal é usar filtro com FPS 30 porque a pele é fina e mais suscetível a manchas. E hidratar sempre com creme à base de vitamina C tópica. Ela funciona como antioxidante e evita a reação inflamatória causada pela luz solar e o fotoenvelhecimento, que tem como sinais mais visíveis rugas e manchas – sem esquecer do câncer de pele.
Como ganham destaque, os pés precisam estar sempre bonitos. Mas quando fizer o pé , fique no mínimo três dias sem pisar na areia: é o tempo necessário para que ele se recupere suas defesas. Unhas sem cutícula e pés lixados são portas abertas para fungos, vírus e bactérias. O mesmo cuidado vale para as mãos.

DICAS PARA MANTER AS MÃOS E OS PÉS EM DIA.

UNHAS SEM CUTÍCULAS E PÉS LIXADOS DEIXAM AS PORTAS ABERTAS PARA VÍRUS, FUNGOS E BACTÉRIAS NA PRAIA.

BRANCO NÃO
- Cloro e água do mar mudam a cor do esmalte. Desista dos branquinhos se não quiser ficar com as unhas amareladas no verão. Aposte em esmaltes beges ou bases, que são mais neutros.

ESFOLIAÇÃO
- Nos pés, o ideal é usar diariamente, de preferência à noite, um esfoliante e um creme hidratante. A dupla é suficiente para retirar células mortas e garantir pés macios, sem asperezas.

RECEITA CASEIRA
- A aveia tem o poder de retirar todas as impurezas da pele e é altamente indicada para as mãos. Uma receita caseira: misture 2 colheres de aveia em flocos com 3 colheres (sopa) de leite e 1 colher (chá) de mel. Espalhe por toda a mão com movimentos circulares para esfoliar e enxague.

SIMPLICIDADE
- Se for prolongar a temporada na praia, faça apenas um serviço de manutenção nos pés e nas mãos: lixe as unhas, hidrate as cutículas e troque a cor do esmalte. Isso evita que eles fiquem suscetíveis a contaminações, além de dar um descanso aos dedos.

SEM LIXA
- É claro que é muito difícil, mas o melhor é não usar lixa de pele. Ela reduz a colosidade dos pés, mas também elimina a proteção da sola, que reage formando outra camada de pele.
Há ainda cuidados menores que auxiliam no embelezamento : lembrar-se sempre de enxugar bem os pés, principalmente na região entre os dedos, o que evita frieiras ; e dormir de meias, após passar creme hidratante, ajuda a maior absorção do produto pela pele. No calor é complicado, mas se o ar condicionado estiver ligado fica mais fácil. Além disso limpar os sapatos regularmente e usar talcos anti-sépticos são habitos que evitam o mau cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário